Pepino | Ideal para dias quentes

O pepino é uma Cucurbitácea, assim como as abóboras, o chuchu, a melancia e o melão. Originário da Índia, tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa. Foi trazido para a América por Cristóvão Colombo. O pepino, como as demais hortaliças, é fonte de vitaminas, com destaque para vitamina K, fibras e sais minerais, nutrientes imprescindíveis em uma dieta saudável. É uma hortaliça refrescante, ideal para consumo em dias quentes.

Foto carrossel: Felipe Barra e Fabian S. por Pixabay

Como comprarDiversos tipos de pepino são encontrados no mercado brasileiro. Os mais tradicionais são: o pepino do tipo Aodai, com frutos verde-escuros e casca lisa; o pepino do tipo caipira, com frutos verde-claros, estrias brancas e casca lisa; e o pepino do tipo japonês, com frutos verde-escuros brilhantes, mais finos e alongados que os anteriores e com reentrâncias na casca. Mais recentemente, dois novos tipos chegaram ao mercado, os minipepinos, chamados de "snacks" (termo em inglês para tira-gosto), e pepinos do tipo "beit alpha", com frutos cilíndricos, sem sementes e com sabor e textura muito superiores aos demais tipos. Para a produção de picles, a indústria utiliza variedades próprias para conserva.

Escolha os frutos com cuidado para não danificá-los, pois os ferimentos e amassamentos prejudicam sua qualidade e reduzem sua durabilidade. Prefira frutos firmes e com casca brilhante. Frutos muito grandes, que já iniciaram o amadurecimento, somente são recomendados para consumo na forma refogada. Frutos muito pequenos são saborosos, mas murcham mais rapidamente.

O pepino pode ser comercializado já picado, embalado em sacos de plástico ou em bandejas recobertas por filme de plástico. Compre esse produto somente quando ele estiver exposto em gôndolas refrigeradas, para garantir a sua adequada conservação, pois quando os frutos estão descascados e picados, sua durabilidade é menor.

Como conservarO pepino estraga-se rapidamente se mantido em condição ambiente. Em geladeira, dentro de sacos de plástico perfurado, pode ser conservado por até uma semana sem grandes alterações na cor, sabor e aparência. O pepino deve ser colocado na parte inferior da geladeira.

Frutos consumidos crus devem ser lavados em água corrente e higienizados com uma mistura de um litro de água filtrada e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou produtos para higienização de frutas e hortaliças. Deixe os frutos de molho pelo tempo indicado pelo fabricante e enxague-os em seguida em água filtrada.

Como consumirOs pepinos são consumidos essencialmente crus, na forma de saladas ou picles, e como recheio de sanduíches. A sopa fria de pepino, muito apreciada na França, é uma excelente opção para os dias quentes. Seus ingredientes básicos são: pepino cru, creme de leite e hortelã, mas a depender da receita acrescenta-se batata, alho-porró, iogurte e suco de limão. O pepino também é usado no preparo do "gazpacho", outra sopa fria bastante popular.

A combinação de pepino com iogurte está na base de preparações como: "tzatziki", típico da culinária da Grécia e da Turquia; "raita"; da Índia; e "talatouri", do Chipre. Existem variações na preparação desse creme ou pasta em relação à consistência, ao tipo de iogurte e aos temperos e ervas usados. Eles podem ser servidos como entrada ou acompanhando pratos principais.

No preparo de saladas, vale a pena sair da tradicional alface, tomate e pepino, combinando-o com outras hortaliças, como cenoura, rabanete e feijão-vagem, e frutas, como manga e abacate.

Os frutos também podem ser salteados com manteiga e temperados com ervas e limão.

Quando cozidos, podem ser consumidos recheados, em refogados e em sopas quentes.

O pepino tipo Aodai deve ser consumido sem a casca, pois a casca é de difícil digestibilidade.

Dicas
Temperos que combinam com o pepino: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, orégano, hortelã, aneto e mostarda.

Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.

O pepino batido no liquidificador com água e mel serve para hidratar as mãos ressecadas por detergente.

 

Fonte: LANA, M. M.; TAVARES, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.

Atualizado: Milza Moreira Lana - Embrapa Hortaliças. Nov.2022.


Receitas

Gazpacho
Nível: fácil

Pepino refogado
Nível: fácil

Salada colorida com pimenta-de-cheiro
Nível: fácil

Salada de pepino com iogurte
Nível: fácil

Salada de pepino enriquecida
Nível: fácil

Salada verde com ameixa e kiwi
Nível: fácil