Cebola | Realça o sabor dos alimentos

 

A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo. Ela possui uma série de compostos com efeitos positivos para a saúde, pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e de sais minerais, como ferro e cálcio, e poucas calorias.

É um bulbo, provavelmente originário da Ásia Central, cultivado na Índia e na China desde tempos remotos, sendo muito apreciado na Grécia, em Roma e no Egito antigos. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho-porró.

Foto: Felipe Barra

Como comprarA cebola apresenta-se sob formatos variados, podendo ser redonda, achatada ou em forma de pera. Quanto à cor, os bulbos são amarelos, brancos ou roxos. Escolha os bulbos com cuidado, sem apertá-los ou jogá-los na banca de exposição. Prefira bulbos firmes, com casca seca e pescoço seco e cicatrizado. Entre bulbos de mesmo tamanho, escolha os mais pesados. Evite bulbos brotados, com feridas, áreas amolecidas e mofo.

Como conservarA cebola conserva-se por tempo prolongado (três a cinco semanas) sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado. As cebolas de sabor mais suave, ou seja, menos picantes, duram menos tempo, enquanto as cebolas mais picantes conservam-se por maior período. As cebolas-roxas em geral conservam-se por mais tempo do que as cebolas-brancas e as amarelas.

A cebola picada ou ralada deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme de plástico ou em vasilha de plástico tampada, por até um dia. A vasilha a ser usada deve ter o tamanho certo para a quantidade a ser conservada. E o filme de plástico deve ficar bem aderido à cebola picada.

Para congelar a cebola, pique-a ou corte-a em rodelas, coloque as porções sobre uma travessa ou vasilha aberta e leve ao congelador. Quando as porções estiverem congeladas, acondicione-as em recipiente de plástico rígido ou em saco de plástico do qual se retira a maior quantidade possível de ar. Nessa condição a cebola pode ser conservada por até seis meses.

Outra maneira de conservar a cebola consiste em triturá-la, transformando-a em pasta, adicionando sal e alho para aumentar a sua duração. Deve-se manter uma parte de alho para três partes de cebola e dez partes de sal. Esta pasta deve ser mantida em geladeira.

Como consumirA cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser usada crua em saladas e entradas, no preparo de patês, pães e biscoitos ou frita à milanesa. A cebola assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco.

A sopa de cebola (“soupe aux oignons”), um clássico da culinária francesa, é servida com pão e queijo “gruyére”. Também da França vêm o “mirepoix”, uma mistura de cebola, cenoura e aipo, usado como base no preparo de sopas, carnes e peixes, e a “tarte aux oignons”, uma torta de cebola.

Para usar a cebola congelada, coloque-a em água fervente com sal ou diretamente ao fogo durante o preparo do prato.

Dicas
Temperos que combinam com a cebola: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro, cominho, cravo-da-índia e noz-moscada.

Para preparar cebola recheada, cozinhe-a previamente em água, remova o miolo, misture-o ao restante dos ingredientes do recheio e leve para assar.

 

Fonte: LANA, M. M.; TAVARES, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.

Atualizado: Milza Moreira Lana - Embrapa Hortaliças. Nov.2022.


Receitas

Cebola à milanesa
Nível: fácil

Pasteis de cebola
Nível: médio

Shakshuka
Nível: fácil

Salada de cebola
Nível: fácil