Embrapa Clima Temperado
Busca de notícias
Simpósio Internacional vai discutir Agricultura Espacial em outubro no Brasil
Submissão de resumos de pesquisadores vão até o dia 11 de agosto
Entre os dias 14 e 16 de outubro, o país vai realizar o I Simpósio Internacional em Agricultura Espacial (SIAE) no PIT- Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. O assunto tem chamado a atenção internacional e o Brasil participa com know-how e diversas instituições com expertise nessa área. O desenvolvimento da agricultura espacial pode beneficiar essa área na Terra, principalmente no enfrentamento dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas.
A iniciativa do simpósio é fortalecer a capacidade do país de participar da nova economia baseada no espaço e promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico para tornar a agricultura espacial uma realidade.
O evento vai reunir especialistas, pesquisadores e instituições, nacionais e internacionais, das áreas espacial, agrícola e afins para discutir o desenvolvimento de técnicas e tecnologias relacionadas à agricultura espacial. Pesquisadores podem contribuir com a submissão de trabalhos até o dia 11 de agosto para as áreas temáticas Space Farming, Space Breeding, Space Microbiology, Desenvolvimento Experimental de protótipos para voos espaciais, entre outros.
A programação inclui painéis, palestras e debates. Segundo a pesquisadora Alessandra Fávero, da Embrapa,que coordena a Rede Space Farming, a intenção é promover a troca de experiências e fomentar a colaboração entre os diversos atores envolvidos, contando com a participação ativa da comunidade científica nacional e internacional para impulsionar o futuro da agricultura espacial.
“A iniciativa de adaptar técnicas agrícolas às condições espaciais, como parte do Acordo Artemis, é uma forma de contribuir para a sustentabilidade das missões espaciais e também de acelerar inovações na Terra para aumentar a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas e ambientes extremos. O desenvolvimento da agricultura espacial pode colaborar para a adaptação da agropecuária aos desafios ambientais futuros” observa Alessandra.
Para Rodrigo Leonardi, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o evento focado em agricultura espacial vai oferecer à comunidade científica brasileira uma chance de compartilhar suas pesquisas com cientistas de outros países, além de contribuir com o programa da Rede Space Farming do Brasil, alinhado com o Acordo Artemis.
Jeferson Cheriegate, presidente do PIT, destaca o papel dessa nova área de investigação científica e tecnológica que está surgindo no país. "É uma honra para nós, do PIT, sediarmos o primeiro SIAE. Não é todo dia que vemos nascer uma nova área de investigação científica e tecnológica, e é isso o que esse simpósio significa: um dos primeiros movimentos para tornar o Brasil o país pioneiro e líder no desenvolvimento de agricultura espacial, permitindo, assim, que a humanidade ocupe outras partes do nosso sistema solar", ressalta.
Já estão confirmadas a presença de dois cientistas da NASA, do brasileiro Ivair Gontijo, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (EUA), e de Mark Settles, do NASA AMES Space Biosciences Research Branch. Outros especialistas de destaque internacional também participarão, como Robert Ferl (UF Astraeus Space Institute e Universidade da Flórida, EUA) e Stefania de Pascale (Università di Napoli Federico II, Itália).
A programação conta ainda com eventos paralelos como cinema ao ar livre com a presença de Jim Green, pesquisador aposentado da NASA, que foi consultor do roteiro do filme “Perdidos em Marte”, além de visitas a instituições ligadas ao setor aeroespacial brasileiro.
Inscrições abertas
Os interessados podem fazer as inscrições para o simpósio até o dia 22 de setembro.
Mais informações sobre o evento, incluindo a programação detalhada das palestras e painéis principais, podem ser acessadas no site oficial do Simpósio.
Submissões de resumos prorrogadas
Pesquisadores podem submeter trabalhos até o dia 11 de agosto para as áreas temáticas Space Farming, Space Breeding, Space Microbiology, Desenvolvimento Experimental de protótipos para voos espaciais, entre outros. A sessão de pôsteres ocorre no dia 15 de outubro, das 18 às 19 horas.
Patrocínio
A Comissão Organizadora disponibilizou na página do evento uma área com informações detalhadas sobre as opções de patrocínio e os benefícios que cada cota oferece. Há opções para três níveis de cotas, além de disponibilização de espaço instagramável.
O simpósio é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) São José dos Campos.
Confira a programação completa e informações sobre inscrições. Acesse https://tinyurl.com/v6nd6kjk
Space Farming Brazil
A Rede, criada oficialmente em 2023 após a assinatura de um protocolo entre a Embrapa e a AEB, atua como um ecossistema de inovação para a agricultura em ambientes extremos. Reúne 56 pesquisadores de 22 instituições, incluindo universidades brasileiras e estrangeiras, centros de pesquisa e entidades ligadas à exploração espacial.
Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste
Contatos para a imprensa
gisele.rosso@embrapa.br
Telefone: (16) 3411 5625
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/