Busca de notícias Busca de notícias

12/06/25 |   Transferência de Tecnologia

Cooperação entre Embrapa e IDR-PR promove o desenvolvimento da agricultura familiar no Paraná

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriel Ribas

Gabriel Ribas -

A promoção de tecnologias para a cadeia produtiva de hortaliças tem sido a tônica dos trabalhos de cooperação entre a Embrapa e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que engloba diversas espécies como batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha-salsa e hortaliças PANCs e alho livre de vírus.

“Cultivares e sistemas de produção de hortaliças têm sido transferidos para o setor produtivo paranaense, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar no estado”, comenta o pesquisador Giovani Olegário, ao ressaltar o cuidado de também divulgar os licenciados para a comercialização de mudas e sementes.

Um exemplo desse esforço sistemático de cooperação entre as instituições foi um dia de campo realizado no Colégio Agrícola de Cruz Machado-PR, no último dia 21, que contou com cerca de 100 participantes, entre agricultores, professores, técnicos e estudantes de cursos técnicos em agropecuária de vários municípios da região como União da Vitória, General Carneiro e Guarapuava.

Os técnicos Antonio César Bortoletto, da Embrapa Clima Temperado, e Giovani Olegario da Silva, da Embrapa Hortaliças, atuam na Estação Experimental de Canoinhas-SC e participaram do evento com a proposta de apresentar tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agrícola com potencial para impactar positivamente o cenário rural da região.

Em relação à produção de batata, foram apresentadas as cultivares de batata BRS Clara e a BRS Cecília que, pela tolerância a doenças como requeima, são indicadas para cultivos menos intensivos, como o sistema orgânico. Outras cultivares de batata também receberam destaque como a cultivar BRS F63 Camila, que possui resistência ao vírus Y; a cultivar BRS Gaia, que tolera doenças foliares e murcha-bacteriana; e a batata BRS F183 Potira, como opção para fritura de palitos.

Os materiais de batata-doce também foram expostos aos participantes do dia de campo, com foco na variedade de coloração da polpa. Receberam destaque as cultivares de polpa creme ou branca (BRS Cuia, BRS Rubissol e Brazlândia Roxa), de polpa amarela (BRS Amélia), de polpa alaranjada (CIP BRS Nuti e Beauregard) e de polpa roxa (BRS Anembé e BRS Cotinga). No que se refere à cultura da mandioca, foram apresentadas das cultivares de polpa amarela BRS 399 e BRS 429.

O interesse nas hortaliças que integram o grupo das plantas alimentícias não convencionais (PANC) concentrou-se em espécies como cará, inhame, yacon, gengibre e cúrcuma. Também houve espaço para falar sobre as cultivares de mandioquinha-salsa BRS Catarina, BRS Acarijó e BRS Rubia. Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes o sistema de produção de alho livre de vírus, na palestra do técnico Edilson Moreira (IDR-PR), que abordou os resultados obtidos por meio da cooperação técnica que visa a promoção dessa tecnologia no estado do Paraná.

Paula Rodrigues (MTb 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/