Embrapa Caprinos e Ovinos
Busca de Notícias
Criadores de Ovinos discutem com a Embrapa cooperação no desenvolvimento de pesquisas
Foto: Adilson Nóbrega
Pesquisador Olivardo Facó apresenta estrutura do CEADOC para diretores da ARCO e equipe da Embrapa
A Embrapa Caprinos e Ovinos recebeu, nos dias 4 e 5 de junho, em Sobral (CE), integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), para discutir possibilidades de cooperação em pesquisas em áreas como melhoramento genético, eficiência alimentar e sistemas integrados de produção. Os diretores participaram de reunião técnica com equipes das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia da Unidade e visitaram áreas de experimentos e laboratórios.
Segundo o presidente da ARCO, Edemundo Gressler, o diálogo entre as instituições permite vislumbrar parcerias futuras para impulsionar a produção de ovinos no país. “Nós, da atual gestão da ARCO, tínhamos um desejo grande de realizar essa visita, por tudo que a Embrapa contribui para o desenvolvimento da ovinocultura brasileira. Saímos daqui com alguns desejos para o futuro, de consolidarmos um termo de cooperação técnica para proporcionar aos nossos criadores que utilizem essas tecnologias. Vamos formalizar atividades que venham ajudar o produtor rural”, afirmou Edemundo, que veio acompanhado de Elisabeth Lemos (vice-presidente da ARCO), Magali Moura (superintendente de Registro Genealógico) e Weaver Braga (inspetor técnico).
Na visita pelos campos experimentais, a comitiva conheceu áreas experimentais do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para o bioma Caatinga com rebanho de ovinos e também o novo laboratório do Centro de Eficiência Alimentar e Desempenho de Ovinos e Caprinos (CEADOC). Nesta estrutura, conheceram os equipamentos do sistema de baias com sensores infravermelhos e plataformas de pesagem dos animais, que permitem informação com maior acurácia do comportamento alimentar, favorecendo as medidas de eficiência alimentar, inclusive em testes de desempenho.
De acordo com o pesquisador Olivardo Facó, estas tecnologias do CEADOC têm potencial para a seleção de animais superiores em programas de melhoramento genético, uma vez que uma melhor eficiência alimentar resulta em menor excreção de nutrientes no ambiente e sistemas de produção mais sustentáveis. “O CEADOC terá um dos únicos serviços do tipo disponível no Brasil para pequenos ruminantes, permitindo a geração de dados objetivos e comparáveis entre rebanhos e criadores”, ressaltou ele.
Para a chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, a aproximação com a ARCO é fundamental para fomentar a produção de ovinos no país, superando barreiras tecnológicas e não-tecnológicas em favor de uma atividade importante para a segurança alimentar e para o crescimento de agroindústrias e consumo de produtos diferenciados. “Trata-se de uma instituição com trabalho de muitos anos, ao qual estamos unidos no mesmo propósito: o desafio de desenvolver a ovinocultura. Importante saber que contamos com instituições comprometidas, de Norte a Sul do país”, afirmou ela.
A visita contou também com a presença da chefe-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos, Lisiane Lima; do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Cícero Lucena; dos pesquisadores Fernando Henrique Albuquerque e Kleibe Moraes ; dos analistas Alexandre Monteiro e Thiago Mesquita.
Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos
Contatos para a imprensa
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br
Telefone: (88) 3112.7413
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/