Os BRICS e a competitividade no setor lácteo mundial.
Os BRICS e a competitividade no setor lácteo mundial.
Autoria: TRAVASSOS, G. F.; PINHA, L. C.; SIQUEIRA, K. B.; CARNEIRO, A. V.
Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir a cadeia produtiva do leite dos BRICS no contexto de competitividade do setor lácteo, devido ao impacto e a capacidade destes países moldarem a economia mundial na atualidade. Para tanto, partiu-se de uma análise macroeconômica utilizando a base dados do GCR (2010) do World Economic Forum, tendo como foco a competitividade em doze pilares distintos. Em seguida, foi feita uma análise de variáveis chaves intrínsecas ao setor lácteo, sendo elas a produção média e os custos de produção do leite, dos respectivos países pertencentes ao BRICS, tendo como base dados da FAO (2011) para a produção média e Hemme et al. (2011) para os custos de produção do leite. Por fim, foi realizado um apanhado de como os BRICS se situam em relação à competitividade no setor. O resultado mostrou que, entre os BRICS, a China é o país que possui maior competitividade, seguido por Rússia, África do Sul, Índia, e por último, o Brasil.
Ano de publicação: 2011
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Cadeia produtiva do leite, Competitividade, Economia Agrícola, Economia internacional
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.