Acúmulo e distribuição de biomassa e nutrientes na parte aérea de Pseudosamanea guachapele (Kunth) Harms e Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden em consórcio e monocultivos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BALIEIRO, F. de C.; FRANCO, A. A.; PEREIRA, M. G.; CAMPELLO, E. F. C.; FARIA, S. M. de; DIAS, L. E.; ALVES, B. J. R.

Resumo: O plantio consorciado de eucalipto com espécies arbóreas fixadoras de N2 não é comum no país, mas pode se tornar uma alternativa promissora de cultivo em solos com baixa reserva de nutrientes. Visando avaliar o potencial de produção de biomassa e de acumulação de nutrientes na parte aérea de Eucalyptus grandis e Pseudosamanea guachapele (leguminosa), foram abati- das árvores com sete anos de idade em talhões únicos, no município de Seropédica, RJ. O plantio consorciado acumulou mais biomassa (228,1 Mg ha-1) que os plantios puros das espécies (95,4 Mg ha-1 para guachapele e 182,8 Mg ha-1 para o eucalipto). O eucalipto produziu 1,9 vezes mais matéria seca total de parte aérea que a guachapele em plantio puro; e 7,2 vezes mais no consórcio, cuja produção de matéria seca total de eucalipto foi 10% maior que a observada em monocultivo. A leguminosa em plantio puro apresentou elevada capacidade de acumulação de nutrientes (N=167-636; P=6-28;K=80-276; Ca=80-344 e Mg=29-91 kg ha-1, consórcio-puro, respectiva- mente), comparativamente ao eucalipto (N=287-446; P=49; K=225-322; Ca=527-654 e Mg=91-170 kg ha-1, puro-consórcio, respectivamente), mas seu plantio consorciado com o eucalipto proporcionou manutenção da produtividade por parte do eucalipto. Os resultados indicam a presença da guachapele, no plantio consorciado, não interfere na produção de biomassa do eucalipto, mas permite maior acumulação de nutrientes na parte aérea da essência.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.