Cinética de fermentação ruminal de partes da planta e dos coprodutos do desfibramento do sisal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, M. B. de; BRANDÃO, L. G. N.; PEREIRA, L. G. R.; AZEVÊDO, J. A. G.; ARAUJO, G. G. L. de; NEVES, A. L. A.

Resumo: Avaliou-se a cinética de fermentação ruminal dos componentes da planta do sisal: bulbilho e pseudocaule e dos coprodutos do desfibramento do sisal (CDS) na forma de silagem, feno e amonização (5% de uréia) e do pó da batedeira. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com três repetições. O pó de batedeira apresentou o maior volume de produção de gases para os carboidratos não fibrosos (CNF), 213,3 mL. Para os carboidratos fibrosos o maior volume de produção de gases foi para o pseudocaule e bulbilho, 145,0 e 111,7 mL, respectivamente. O feno do CDS apresentou produção cumulativa de gases (PCG) superior em relação à silagem e amonização do CDS. O pó da batedeira apresentou-se como um alimento com carboidratos prontamente solúveis e o bulbilho e o pseudocaule apresentaram boa digestibilidade da sua fração fibrosa.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.