Parâmetros ruminais em ovinos alimentados com diferentes níveis de pó de malte.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FORTES, A. de C.; MOURA, E. dos S.; MARCELINO, T. A.; GRASSI, P. H.; LOPES, F. C. F.; MORENZ, M. J. F.

Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de pó de malte à dieta sobre os parâmetros de fermentação ruminal em ovinos. Foram estudados os níveis 0; 5; 10; 15 e 20% (base da matéria seca) de substituição do feno pelo pó de malte, utilizando-se cinco carneiros mestiços com peso inicial médio de 17,82 ± 2,65 Kg, distribuídos em Quadrado Latino 5 x 5. Foram avaliados os parâmetros de fermentação ruminal: pH e concentrações de N-NH3 . Os resultados foram interpretados de acordo com a análise de variância, sendo as variáveis quantitativas avaliadas por meio de análise de regressão, utilizando-se o teste “t” a 5% de significância. Não houve diferença (p>0,05) para pH e concentração de N-NH3 no líquido ruminal de ovinos alimentados com dietas contendo níveis de substituição de feno por pó de malte. Sendo assim, o volumoso pode ser substituído pelo pó de malte em até 20%, sem que ocorra alterações no pH e na concentração de N-NH3.do líquido ruminal.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.