Parâmetros genéticos para produção de leite, gordura e proteína estimados por diferentes modelos de regressão aleatória.
Parâmetros genéticos para produção de leite, gordura e proteína estimados por diferentes modelos de regressão aleatória.
Autoria: COBUCI, J. A.; BIASSUS, I. de O.; COSTA, C. N.; BRACCINI NETO, J.; CARDOSO, L. L.
Resumo: Com o objetivo de estimar parâmetros genéticos para produção no dia do controle, para leite, gordura e proteína, foram usados, respectivamente, 56.508, 35.091 e 8.326 registros, de 7.015, 4.476 e 1.114 vacas da raça Holandesa manejadas em propriedades do Estado de Minas Gerais. Modelos de regressão aleatória com polinômios de Legendre de ordem 3 a 6 foram usados para ajustar os efeitos fixos e aleatórios. As estimativas de herdabilidade, obtidas pelos modelos, variaram de 0,14 a 0,31, 0,03 a 0,21 e 0,09 a 0,33, respectivamente, para as produções de leite, gordura e proteína. Os modelos com polinômios de Legendre de maiores ordens foram os mais adequados para ajuste da produção no dia do controle dessas três características.
Ano de publicação: 2010
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Herdabilidade, Polinômios de Legendre, Produção de gordura, Produção de leite, Produção de proteína
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.