Eficiência de métodos para quebra de dormência aplicados à sementes de Brachiaria ruziziensis.
Eficiência de métodos para quebra de dormência aplicados à sementes de Brachiaria ruziziensis.
Autoria: OLIVEIRA, L. P. de; SOUZA SOBRINHO, F. de; SANTOS, V. B. dos; CASTRO, B. B. A. de; SILVA, M. A. da; FONSECA, C. de S. da
Resumo: As espécies do gênero Brachiaria, incluindo a B. ruziziensis, apresentam, de modo geral, dormência das sementes que está relacionada com o impedimento mecânico à difusão de gases (oxigênio) e absorção de água proporcionada pelas glumas. Esta dormência pode ser um fator desfavorável dentro dos programas de melhoramento genético. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de métodos para superação de dormência aplicados a Brachiaria ruziziensis. Foram avaliados 15 tratamentos para a quebra de dormência das sementes, em delineamento inteiramente ao acaso, com 3 repetições e parcelas de 100 sementes. Anotou-se as sementes germinadas aos 7, 14 e 21 dias após o início do experimento, obtendo-se, ao final, a porcentagem de germinação total das sementes. Os resultados da análise de variância mostraram diferenças significativas entre os tratamentos avaliados, evidenciando a existência de variação na eficiência dos métodos testados para a quebra de dormência das sementes de B. ruziziensis. A imersão das sementes em água sanitária (4%) por 14h, sozinha ou associada ao ácido giberélico (500 ppm) ou ao nitrato de potássio (0,2%), mostrou-se mais eficiente para a quebra de dormência de sementes de B. ruziziensis.
Ano de publicação: 2010
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Forrageira, Germinação, Melhoramento genético
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.