Poder de compra e consumo de lácteos no Brasil.

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Autoria: PINHA, L. C.; CARVALHO, G. R.; TRAVASSOS, G. F

Resumo: As transformações ocorridas nas classes de renda no Brasil no período recente foram significativas. As classes D e E, que em 2005 respondiam por 51% da população, recuaram para 35% em 2009, conforme pesquisa divulgada pela Cetelem. Porém, a elevação da renda nominal e uma melhor distribuição da mesma, que possibilita muitas pessoas migrarem para classes superiores, deve ser analisada em consonância com a inflação, pois o que realmente influencia no aumento do consumo das famílias é o seu poder de compra. Tomando por base o salário mínimo e a cesta básica calculada pelo Dieese para São Paulo e Belo Horizonte, verifica-se que entre 2000 e 2009 houve aumento no poder de compra de 68% e 56%, respectivamente. O consumo de leite no Brasil, assim como a oferta, vem evoluindo rapidamente nos últimos anos. Analisando os dados de consumo aparente (produção mais importação menos exportação), verificase que o consumo aparente per capita aumentou cerca de 18% de 2000 até 2009, passando de 124 litros/habitante para 146,8 litros/habitante. Apesar da crise que prejudicou o mundo no ano de 2009, praticamente todos os derivados lácteos registraram aumento de vendas em 2009 segundo levantamento da Nielsen. O consumo de lácteos no início de 2010 também se mostrou bastante aquecido, com aumento de vendas para todos os produtos os produtos com exceção do creme de leite.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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