Desenvolvimento de colônias de Apis mellifera alimentadas com três rações protéicas diferentes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, F. de M.; VIEIRA NETO, J. M.; CAMARGO, R. C. R. de; LOPES, M. T. do R.; ROCHA, R. S.; RIBEIRO, V. Q.; FREITAS, B. M.

Resumo: Este experimento foi realizado com o objetivo de desenvolver uma ração para abelhas Apis mellifera usando-se produtos regionais do Nordeste de fácil acesso e baixo custo para o produtor. O ensaio foi conduzido entre outubro e dezembro de 2004 nos apiários experimentais da Embrapa Meio-Norte, em Castelo do Piauí (15°20' S; 41°34' W). Foram oferecidas quatro rações com 20% de proteína bruta compostas por: (T01): 260 g de mandioca (Manihot esculenta); 140 g de algaroba (Prosopis juliflora) e 350 mL de xarope; (T02): 68 g de mandioca; 332 g de babaçu (Orbygnia martiana) e 500 mL de xarope; (T03): 304 g de babaçu; 96 g preparados à base de leite de soja e 400 mL de xarope e (T04): 5009 de pólen apícola e 200 mL de xarope. As rações foram testadas quanto ao desenvolvimento das colônias, taxa de postura da rainha e taxa de abandono. Os resultados demonstram que as dietas contendo farelo de babaçu são mais eficientes para a manutenção das colônias.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.