Colheita e qualidade fisiológica das sementes de arroz irrigado cultivar BRS Jaburu em Roraima.
Colheita e qualidade fisiológica das sementes de arroz irrigado cultivar BRS Jaburu em Roraima.
Resumo: A época de colheita é um dos fatores mais importantes que influenciam as características da semente de arroz. Com o objetivo de determinar uma faixa adequada de colheita do arroz (Oryza sativa L.) irrigado BRS Jaburu, sementes dessa cultivar foram colhidas aos 22, 29, 36, 43, 50 e 57 dias após o florescimento e avaliadas quanto à umidade, viabilidade, massa seca de 100 sementes, produtividade e qualidade durante doze meses de armazenamento. As sementes colhidas aos 22 dias após o florescimento apresentaram boa qualidade, mesmo tendo alto valor de umidade inicial. Sementes colhidas aos 57 dias apresentam perda de qualidade no armazenamento. A melhor faixa de colheita, na cultivar BRS Jaburu, é dos 29 a 36 dias após o florescimento, quando as sementes apresentam maior qualidade, produtividade e reduzida dormência.
Ano de publicação: 2008
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Roraima
Palavras-chave: Arroz Irrigado, BRS Jaburu, Colheita, Qualidade fisiológica, Sementes
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.