A sigatoka-negra na Heliconia psittacorum.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GASPAROTTO, L.; PEREIRA, J. C. R.; HANADA, R. E.

Resumo: As condições de cultivo das helicônias, relacionadas principalmente, aos fatores climáticos como umidade e temperatura favorecem a ocorrência de problemas fitossanitários, os quais têm sido poucos estudados. Foram descritas as seguintes doenças em helicônias: antracnose, causadas, principalmente, por fungos do gênero Colletrotricum; mancha de Bipolaris (B. incurvata a mais comum),mancha de Deightoniella (D. tolurosa), mancha de Curvularia (C. lunata), ferrugem (Puccinia heliconiae), podridão de raiz (Fusarium oxysporum f.sp. cubense), nematoses (nematóides do gêneros Meloidogyne e Helicotylenchus), moko da bananeira (Ralstonia solanacearum, Raça 2) que afeta diversas espécies de helicônias e a faixa clorótica causada por Rhabdovirus. Em 2005, foi registrada a ocorrência do fungo Mycosphaerella fijiensis, agente causal da sigatoka-negra da bananeira, causando manchas nas folhas da Heliconia psittacorum.

Ano de publicação: 2007

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.