Parasitismo de ovos de Alabama Argillacea por Trichogramma Pretiosum em lavouras comerciais de algodão.
Parasitismo de ovos de Alabama Argillacea por Trichogramma Pretiosum em lavouras comerciais de algodão.
Autoria: BASTOS, C. S.; SUINAGA, F. A.; TORRES, J. B.; SILVA, O. R. R. F.; ALMEIDA, R. P. de
Resumo: Neste estudo,serão discutidos os aspectos relacionados ao parasitismo de Alabama argillacea por Trichogramma pretiosum em condições de campo. Para tanto, foram realizados ensaios cujos tratamentos foram parcelas com e sem liberação de T. pretiosum, conduzidos em três diferentes épocas/anos ("safrinha" de 2003 e 2004 e condição normal de cultivo em 2004), nos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde, MT, Brasil. Semanalmente, durante o periodo de amostragem (14 a 15 semanas), foram liberadas nas áreas tratadas cerca de 100.000 vespas/ha. Para investigar a relação entre a densidade do hospedeiro e o parasitismo por T. pretiosum foram realizadas análises de regressão entre a taxa de parasitismo e o número de ovos totais de A. argillacea, em cada época de cultivo. O parasitismo de ovos de curuquerê do algodoeiro por T. pretiosum exibiu densidade dependência somente em uma das três épocas de cultivo. Este fato indica que T. pretiosum é capaz de manter um nível considerável de parasitismo em lavouras comerciais, indicando o seu potencial de utilização em larga escala no algodoeiro, conforme já demonstrado anteriormente em pequenas e médias lavouras. Estudos posteriores devem avaliar o potencial de liberações antecipadas deste parasitóide para o controle de curuquerê do algodoeiro.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Cerrados
Palavras-chave: Alabama Argillacea, Algodão, Lavoura, Parasitismo, Parasitose, Trichogramma sp
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.