Utilização da colchicina na duplicação cromossômica em bananeira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, F. A.; PIO, L. A. S.; TIMBÓ, A. L. de O.; PASQUAL, M.; DAVIDE, L. C.; SILVA, S. de O. e

Resumo: A duplicação cromossômica em plantas tem sido utilizada como ferramenta auxiliar ao melhoramento genético, possibilitando rápida obtenção de materiais promissores. Por meio deste trabalho, objetivou-se definir a melhor concentração de colchicina visando à duplicação cromossômica em bananeira. O trabalho foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, situado no Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. Como material vegetal foram utilizados ápices caulinares de bananeira do diplóide 1318-01 (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical), sendo estes já estabelecidos in vitro. A colchicina foi utilizada nas concentrações de 0 (controle); 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5mM, em solução sob agitação (20rpm), por períodos de 24 e 48 horas. Após o tratamento, as brotações foram lavadas em água destilada e transferidas para o meio de proliferação por mais um subcultivo para reduzir a freqüência de mixoplóides. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6x2 (seis concentrações de colchicina x dois períodos de exposição). Foram utilizadas 12 plantas por tratamento, sendo 4 repetições com 3 plantas. Avaliaram-se a taxa de sobrevivência das plantas à colchicina e níveis de ploidia do material por meio da citometria de fluxo. Melhores resultados foram obtidos em 2,5mM de colchicina por 24 horas de exposição, possibilitando 91,7% de sobrevivência dos explantes.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.