Visitantes florais e polinização do algodoeiro (gossypium hirsutum l.) no semi-árido nordestino.
Visitantes florais e polinização do algodoeiro (gossypium hirsutum l.) no semi-árido nordestino.
Resumo: Foram estudados aspectos da biologia floral em cultivares comerciais do algodão e o papel dos visitantes florais na sua ção em plantios no semiárido nordestino. Testes de polinização controlada foram realizados para confirmar o sistema reprodutivo. O percentual de frutificação sob polinização livre foi comparado ao de flores isoladas e frutos foram analisados quanto à qualidade das fibras. Apis melliferaL. foi à abelha mais abundante. Como as observações foram realizadas quase na totalidade em plantios irrigados, no meio da estação seca, espera-se que amostragens no período chuvoso possam resultar em maior abundância de abelhas nativas. As cultivares analisadas apresentaram elevado grau de autocompatibilidade e de frutificação por meio de autopolinização espontânea, não sendo detectado déficit de polinização.
Ano de publicação: 2008
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Algodão
Palavras-chave: Apis Mellifera, Malvaceae, Sucesso reprodutivo
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.