Atributos físicos em função do uso e manejo do solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOURENTE, E. R. P.; ALOVISI, A. M. T.; GOMES, C. F.; MERCANTE, F. M.; PEIXOTO, P. P. P.

Resumo: - A pesquisa foi realizada no verão de 2007, no município de Dourados, MS sob LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico. Foi desenvolvido um estudo de casos sob diferentes sistemas de uso do solo constituído por uma área reservada para o reflorestamento; culturas anuais em monocultivo sob sistema convencional de preparo do solo; culturas anuais em sistema de plantio direto; área de pastagem degradada sem correção do solo e um sistema natural (mata nativa) adjacente a área experimental, que foi utilizado como padrão comparativo das análises químicas e físicas do solo. Foram realizadas análises químicas de rotina (pH, P, MO, Ca, MG, K, V(%) e CTC) e as análises físicas (Dp, Ds, VTP, DMP e granulometria). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado. Os diferentes sistemas de manejo não influenciaram os atributos físicos estudados. A manutenção dos teores de matéria orgânica do solo foi importante para que fosse mantida a qualidade física do solo, após a substituição da vegetação nativa por sistemas agrícolas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Física do Solo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.