Cultivo in vitro de germoplasma de bananeira (Musa sp.) sob regime de crescimento mínimo: subsídios para a conservação de germoplasma.
Cultivo in vitro de germoplasma de bananeira (Musa sp.) sob regime de crescimento mínimo: subsídios para a conservação de germoplasma.
Autoria: FREITAS, E. de O.; LUIS, Z. G.; MARTINS A. E.; COSTA, F. H. da S.; PEREIRA, J. E. S.
Resumo: A bananeira é uma monocotiledônea herbácea, originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para vários países. A conservação in vitro de bananeira apresenta-se como uma alternativa interessante por possibilitar a manutenção de um grande número de acessos livres de riscos que existem no campo. Este trabalho teve como objetivo, adequar uma metodologia para a conservação in vitro de sete genótipos de bananeira, baseando-se na redução da concentração de sais do meio MS e na temperatura da câmara de conservação. Ápices caulinares de sete genótipos de bananeira foram inoculados em duas concentrações de sais de MS (MS pleno e ½MS) suplementado com 0,5 mg.L-1 de BAP, 20 g.L-1 de sacarose e solidificado com 5,0 g L-1 agar. A manutenção foi realizada sob intensidade luminosa de 30 ?mol.m-2.s-1, fotoperíodo de 12 horas e temperaturas de 20 °C e 25 °C. As avaliações foram realizadas após 240 dias de conservação in vitro. Entre os genótipos não foram observadas diferenças quanto à sobrevivência, altura e percentagem de meio absorvido/evaporado in vitro. Todos apresentaram potencial para serem conservados por longos períodos. Já entre os tratamentos, foram observadas diferenças significativas na taxa de sobrevivência dos tratamentos submetidos à 20 °C, independente da concentração de sais de MS. A menor taxa de sobrevivência (58,8 %) foi observada à 25 °C em ½MS. Quanto à altura das brotações, o menor valor (3,4 cm) foi verificado no tratamento ½ MS à 20 °C, o qual diferiu significativamente do tratamento MS à 25 °C que promoveu maior crescimento (5,1 cm). À 20 °C a quantidade de meio absorvido/evaporado foi significativamente menor que à 25 °C, o que possibilita a conservação de germoplasma de bananeiras por tempo não inferior à 240 dias sem a necessidade de transferência para novo meio de cultura.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Palavras-chave: Bananeira, Conservação in vitro, Musa spp, Recurso genético
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.