Potencial de multiplicação e estimativa de produção massal in vitro de mudas de nove espécies de Mentha spp.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARTINS, A. E.; LUIS, Z. G.; SILVA, R. de C.; BALZON, T. A.; PEREIRA, J. E. S.

Resumo: As espécies do gênero Mentha (Lamiaceae) são medicinais e popularmente conhecidas como hortelã. O óleo essencial extraído destas espécies é amplamente utilizado em perfumarias e indústrias farmacêuticas. O trabalho objetivou avaliar o potencial de multiplicação e estimar a produção in vitro de mudas de nove espécies de menta. O trabalho foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos e Conservação de Germoplasma Vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Segmentos nodais foram inoculados em meio de cultura de MS suplementado com ANA (0,01 mg.L-1), BAP (1,0 mg.L-1) e sacarose (20 g.L-1) e solidificado com phytagel (2,5 g.L- 1). A manutenção foi realizada sob intensidade luminosa de 30 mmol.m-2.s-1, fotoperíodo de 16 horas e temperatura de 25 ±2°C. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com nove espécies (Mentha piperita, M. suaveolens, M. canadensis, M. longiflora, M. aquática, M. arvensis, Mentha x gracilis, M. gracilis e M. spicata), e 20 repetições. Foram realizados cinco subcultivos sucessivos. Entre as espécies, Mentha x gracilis e Mentha gracilis apresentaram crescimento superior, com média de 5,8 e 5,3 cm, respectivamente, diferindo estatisticamente das demais espécies que apresentaram médias inferiores a 4,0 cm de altura. Com relação ao número de brotações, todas as espécies apresentaram média superior a 1,5 brotos/explantes, exceto M. canadensis e M. spicata que apresentaram médias significativamente inferiores, com 1,2 e 1,1 brotos/explantes, respectivamente. O maior número de gemas formadas foi observado em M. gracilis, com média de 9,0 gemas/explante. Todas as variáveis avaliadas apresentaram médias significativamente superiores a partir do terceiro subcultivo, indicando a necessidade de no mínimo três subcultivos para se obter melhores resultados na multiplicação em massa de espécies de Mentha. Após cinco subcultivos, a espécie M. gracilis apresentou a maior taxa potencial de multiplicação in vitro com 27.703 plantas, enquanto a menor taxa foi observada em M. canadensis com 822 plantas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.