Comparação morfo-anatômica de folhas de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen (Amarantaceae) sob regime de conservação in vtiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, E. de O.; LUIS, Z. G.; BEZERRA, K. M. G.; SILVA, R. C.; PEREIRA, J. E. S.

Resumo: Pfaffia glomerata é uma espécie utilizada na medicina popular pelo fato de suas raízes apresentarem componentes que atuam na regeneração das células, na purificação do sangue, na inibição do crescimento de células cancerígenas e como bioenergético. O objetivo deste trabalho foi comparar a anatomia foliar de plantas in vitro de P. glomerata mantidas em duas fontes de carboidratos e três temperaturas de conservação. Na avaliação do material, usaram-se plantas cultivadas em meio MS, suplementado com duas fontes de carboidratos (manitol e sacarose), com concentração de 58,4 mMe conservados em três temperaturas (10, 20 e 25 ºC) com intensidade luminosa de 30 ?mol m-2 s-1, e fotoperíodo de 12 horas. A análise anatômica foi realizada no terço mediano das folhas do primeiro e segundo nó, do ápice para a base. No preparo das lâminas permanentes, os segmentos foliares foram fixados em FAA 50% por 24 horas, desidratadas em série alcoólica crescente, infiltradas e incluídas em historresina. Nas três temperaturas de conservação, as plantas conservadas em manitol apresentaram folhas menores, com tecidos fundamentais e vasculares pouco diferenciados. Independente do carboidrato, plantas conservadas a 20 e 25 °C apresentaram folhas maiores, com sistema vascular totalmente diferenciado, com organização dos feixes vasculares do tipo colateral. O mesofilo contém número de camadas reduzido e maiores espaços intercelulares. A nervura central apresenta face abaxial convexa, enquanto que, na menor temperatura testada, as folhas não desenvolveram, permaneceram aclorofiladas, com mesofilo compacto com poucas camadas de células, poucos vasos de xilema e floema diferenciados e nervura central com ambas as faces planas. Estes aspectos foram observados em ambos os carboidratos, porém, foram mais acentuados nas plantas mantidas em manitol. O pouco desenvolvimento e diferenciação dos tecidos observado na temperatura de 10 °C se deve, possivelmente, ao fato desta espécie ser de clima tropical, não tolerando baixas temperaturas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.