Avaliação de métodos de preparo do solo e sistemas de cultivo de milho na ecorregião dos tabuleiros costeiros.
Avaliação de métodos de preparo do solo e sistemas de cultivo de milho na ecorregião dos tabuleiros costeiros.
Autoria: BARRETO, A. C.; FERNANDES, M. F.
Resumo: Estratégias de cultivo do milho que conjuguem baixo revolvimento de solo e alto aporte de resíduos são essenciais à exploração sustentável desta cultura na ecorregião dos tabuleiros costeiros. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de métodos de preparo do solo e sistemas de cultivo sobre a produtividade de grãos de milho e sobre a fitomassa de resíduos para aporte ao solo. Para isso, um experimento foi conduzido em Argissolo Amarelo coeso no município de Umbaúba-SE, em um desenho experimental em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram testados três métodos de preparo do solo: plantio direto (PD), cultivo mínimo (CM) e plantio convencional (PC), e nas subparcelas os sistemas de cultivo de milho solteiro (MS) e consórcio de milho e guandu (MG), plantados simultaneamente e na mesma linha. Os tratamentos de método de preparo foram implantados nas parcelas há sete anos, e a diferenciação das subparcelas nos dois sistemas de cultivo há dois anos. Após a colheita do milho o guandu foi podado a 1 m de altura, para estimular a rebrota e a produção de biomassa no período da estiagem. Avaliaram-se as produtividades de grãos de milho e das fitomassas de milho, guandu (poda e rebrota) e vegetação espontânea, bem como os teores foliares de N e P em milho e as eficiências de utilização destes nutrientes (EUN e EUP) expressas como produção de grãos relativa aos teores de nutrientes. A produtividade média de grãos de milho sob PD (~4,5 t ha-1 ) foi significativamente maior (p < 0,01) do que a observada sob CM e PC (~3,4 t ha-1 ), sendo este aumento correspondente a 36%. Não foram observados efeitos significativos de sistemas de cultivo MS e MG (p = 0,42) ou da interação entre sistemas de cultivo e métodos de preparo (p = 0,26) sobre a produtividade de grãos de milho. Embora os teores de N e P no milho não tenham sido alterados pelos tratamentos avaliados, o sistema PD apresentou maiores EUN e EUP que os demais métodos de preparo. O método de preparo do solo também não afetou a produtividade de fitomassa de milho (4,6 t ha1) e de vegetação espontânea (3,4 t ha-1 ). No entanto, comparativamente ao sistema MS, o consórcio MG permitiu um incremento de 1,6 e 6,0 t ha-1 de matéria seca de resíduos derivados da fitomassa de guandu na poda e na rebrota do período de estiagem, respectivamente. Estes resultados demonstram que o consórcio MG promove o incremento significativo no aporte de resíduos sem comprometer a produtividade do milho. Assim, este sistema representa uma alternativa para superar as restrições impostas pelo regime climático da região à produção de fitomassa, o qual permite a exploração de uma safra apenas. Os resultados obtidos até o momento indicam a viabilidade da exploração sustentável da cultura do milho na ecorregião dos tabuleiros costeiros através do uso combinado do plantio consorciado com guandu e o sistema plantio direto.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Tabuleiros Costeiros
Palavras-chave: Milho, Sistema de Cultivo, Solo, Tabuleiros costeiros
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.