Estimação de parâmetros genéticos para característica peso ao 90 dias de ovinos da raça santa Inês utilizando amostrador de GIBBS.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, T. T. A.; SANTOS, G. de B.; FONTES, J. G. de G.; AZEVEDO, H. C.; MUNIZ, E. N.; BARBOSA, L.; BACKES, A. A.

Resumo: Objetivou-se estimar os componentes de co-variância e herdabilidade direta e materna de peso aos 90 dias (P90) em ovinos da raça Santa Inês. Um total de 2111 registros de ovinos da raça Santa Inês foi obtido de um rebanho experimental da EMBRAPA/CPATC, no período de 1998 a 2008. Para obtenção dos componentes de co-variância, foi utilizado o Amostrador de Gibbs por meio do programa MTGSAM. O modelo misto utilizado apresentava efeito fixo de sexo, grupo contemporâneo e tipo de parto, além dos seguintes efeitos aleatórios: efeito genético aditivo direto, efeito genético aditivo materno e efeito residual. A média da estimativa de herdabilidade aditiva direta e materna para P90 foram 0,09 e 0,24, respectivamente. A herdabilidade materna obtida indica que o efeito materno apresenta forte influência para a característica avaliada, sendo portanto necessário a inclusão desse efeito no melhoramento de ovinos da raça Santa Inês.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.