Estratégia complementar para a conservação da variabilidade ecotípica de espécies florestais nativas.
Estratégia complementar para a conservação da variabilidade ecotípica de espécies florestais nativas.
Autoria: SHIMIZU, J. Y.
Resumo: As florestas brasileira englobam múltiplos biomas onde as espécies arbóreas são os componentes mais visíveis. Por vários séculos, as florestas vêm sendo exploradas, resultando na destruição de ecossistemas naturais através de cortes rasos e da agricultura itinerante, transformando as extensas florestas em paisagens alteradas peia ação humana. Por exemplo, da Floresta Allântica restam menos de 7%, em forma de fragmentos dispersos, devastações prosseguem, também, em outros biomas como na Amazônicas e nos cerrados. Em consequência, populações arbóreas importantes já desapareceram, juntamente com ecotipos adaptados a condições específicas. Além disso, a redução no número de individuos reprodutivos nos fragmentos compromete a viabilidade das populações devido à perda de alelos pela deriva genética e endogamia.
Ano de publicação: 2005
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Florestas
Palavras-chave: Evolução, Floresta Nativa, Semente, Variabilidade genética
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.