Potencial da língua eletrônica de café aplicada à determinação do amargor da erva-mate chimarrão.
Potencial da língua eletrônica de café aplicada à determinação do amargor da erva-mate chimarrão.
Autoria: PERREIRA, R. C. T.; PAULA, G. F. de; RAKOCEVIC, M; MENDONÇA, T. S.; NAIME, J. M.; MATTOSO, L. E. C.
Resumo: Na busca de soluções para avaliação mais objetiva de amargor da erva-mate chimarrão, foi testada a aplicabilidade da Lingua Eletrônica (LE) montada para análise sensorial de café, utilizando três tipos diferentes de sensores: eletrodo de ouro sem filme polimérico, com filme automontado de PAH/NiTsPc e filme automontado de PHMB/PEDOT. Não foi obtida correlação entre o amargor da bebida e a resposta da LE utilizando regressão linear multivariada, porém o micro-clima de plantas e folhas utilizadas para produção das bebidas pôde ser determinado com alto índice de acerto (280%) com modelos ajustados por regressão logística a partir dos dados de capacitância. A LE utilizada neste experimento detectou mudanças químicas provocadas pelo micro-clima luminoso, mas não as mudanças químicas relacionadas ao amargor.
Ano de publicação: 2006
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Florestas
Palavras-chave: Capacitância, Filmes poliméricos, Método de Análise, Regressão multivariada, Sabor
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.