Avaliação Nutricional da soja pelo método DRIS, utilizando-se normas gerais e específicas, para solos de origem basáltica do Paraná.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HARGER, N.; KURIHARA, C. H.; OLIVEIRA, F. A. de; RALISCH, R.

Resumo: A partir de 194 amostras foliares coletadas em lavouras de soja cultivadas em sistema de plantio direto a partir de solos basálticos, efetuou-se ajuste de modelo de regressão entre teores de nutrientes e índices DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), no intuito de se estabelecer faixas de suficiência para a diagnose do estado nutricional. O cálculo do índice DRIS foi efetuado a partir de normas definidas para solos de origem basáltica e solos de origem diversa; utilizando- se de banco de dados da Embrapa Soja constituído por 1047 e 2505 amostras, respectivamente. Observou-se que o uso de norma específica para solos de basalto, permitiu maior sensibilidade para diagnósticos de deficiência nutricionais de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio e zinco; assim como amplitudes menores dos nutrientes na faixa de suficiência.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Nutrição de plantas

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.