Biomassa seca de diferentes espécies vegetais e o cultivo do algodoeiro em SPD no cerrado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LAMAS, F. M.; STAUT, L. A.

Resumo: RESUMO - Com o objetivo de avaliar a produção de biomassa seca de diferentes espécies vegetais cultivadas isoladas ou consorciadas com leguminosas e seus efeitos sobre a produtividade do algodoeiro cv. BRS Cedro, Íoi realizado um experimento em Primavera do Leste, MT, no ano agrícola de 2005/2006. As espécies avaliadas foram semeadas imediatamente após a colheita da soja, no início de março de 2005. Trinta dias antes da semeadura do algodoeiro, foifeita dessecação das plantas com o herbicida glifosato. 0 algodoeiro foi semeado em dezembro/20OS, utilizando-se o espaçamento, entre fileiras, de 0, 90 m. lmediatamente antes da semeadura do algodoeiro, foram feitas amostragens com o objetivo de quantificar a biomassa seca sobre a superfície do solo, as quais foram repetidas nos meses de fevereiro, março, abril e junho de 2006. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. Considerando a quantidade de biomassa existente quando da semeadura do algodoeiro e a sua persistência, Brachiaria ruziziensis, B. decumbens, Panicum maximum cv. Mombaça e P maximum cv. Tanzânia e B. brizanta cv. Xaraés, são adequadas para a produção de palha, quando semeadas, imediatamente, após a colheita da soja. As espécies avaliadas não interferiram no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade de fibra do algodoeiro. Palavras chave: sistema plantio direto, algodoeiro, rotação de culturas * Trabalho parcialmente financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Algodão de Mato Grosso - FACUAL.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Algodão, Congresso

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.