Progresso realizado pelo Agrosalud no aumento do conteúdo de ferro e zinco em grão de arroz.
Progresso realizado pelo Agrosalud no aumento do conteúdo de ferro e zinco em grão de arroz.
Autoria: MARTINEZ, C. P.; BORRERO, J.; TABOADA, R.; CARVALHO, J. L. V. de; NEVES, P. de C. F.; NARVAEZ, L.; PULDON, V.; ADAMES, A.; VARGAS, A.
Resumo: A abordagem 'fast-track' está sendo utilizada na escolha de linhagens e variedades tradicionais/melhoradas de arroz com elevados teores de ferro e zinco no grão. 5.743 amostras, incluindo linhagens melhoradas do CIAT e NARs, foram analisadas quanto ao conteúdo de ferro e zinco pelo método de absorção atômica. Algumas linhagens apresentaram entre 5 e 7 ppm de ferro, e estão sendo avaliadas para adaptação local pelos colaboradores do AgroSalud. No Brasil, a Embrapa identificou variedades locais com até 12.6 e 42.2 ppm de ferro e zinco, respectivamente, que estão sendo utilizadas como genitores de novas cultivares. Atividades de melhoramento estão sendo realizadas na Colômbia, República Dominicana, Brasil, Cuba, Nicarágua, Bolívia, Panamá e no CIAT, atendendo ao objetivo de lançar cultivares biofortificadas em 2009-2010.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Arroz e Feijão
Palavras-chave: Biofortificação, Ferro, Melhoramento, Zinco
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.