Diversidade genética de acessos de maracujás-do-cerrado com base no perfil de carotenóides.
Diversidade genética de acessos de maracujás-do-cerrado com base no perfil de carotenóides.
Autoria: WONDRACEK, D. C.; FALEIRO, F. G.; COSTA, T. da S. A.
Resumo: A análise cromatográfica permitiu a identificação de 13 tipos de carotenóides presentes na polpa de frutos das espécies estudadas. O beta-caroteno foi o carotenóide que teve maior contribuição no índice de diversidade genética, 75,7% (Tabela 1). As distâncias genéticas entre os cinco acessos de maracujás do cerrado com base nos carotenóides variaram entre 0,07 e 64,27 (Tabela 2). As maiores distâncias genéticas (52,98 a 64,27) foram obtidas entre a espécie comercial P. edulis f. flavicarpa e as demais espécies nativas. A espécie que mais se aproximou da espécie comercial foi a P. setacea. As espécies nativas do Cerrado mais próximas em relação ao perfil de carotenóides foi a P. nitida e a P. cincinnata. Os dois acessos de P. cincinnata também foram bem próximos.
Ano de publicação: 2008
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Palavras-chave: Carotenóide, Genética Vegetal, Maracujá
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.