Bionomia comparada do pulgão do algodoeiro Aphis gossypii criado em algodoeiro BT e NÃO - BT.
Bionomia comparada do pulgão do algodoeiro Aphis gossypii criado em algodoeiro BT e NÃO - BT.
Resumo: A expressão da toxina Cry pelo algodão Bt, embora se apresente como uma excelente ferramenta para o manejo de lagartas, apresenta o risco potencial de favorecer as populações do pulgão do algodoeiro tornando essa praga ainda mais importante devido a desocupação do nicho das lagartas ou devido a efeitos pleiotrópicos (inesperados) causados pela transgenia. Esse trabalho testou se pulgões criados no algodão Bt podem apresentar alterações em seu ciclo de vida ou capacidade reprodutiva com implicações em sua dinâmica populacional e sua importância como praga do algodoeiro. A bionomia do pulgão foi avaliada em casa-de-vegetação com insetos criados em gaiolas individuais contendo plantas de algodão Bt da variedade DP 404BG (Bollgard) ou sua isolinha não transformada DP 4049, cujas sementes foram cedidas pela empresa Delta & Pine. A comparação das variáveis: período pré-reprodutivo (fase imatura) e reprodutivo, além da longevidade e curva de sobrevivência que estão relacionadas ao ciclo de vida; e a produção de prole total e diária por fêmea e curva acumulada de produção de prole da população, que estão relacionadas à fecundidade, não apresentaram diferenças significativas. Esses resultados indicam que o algodoeiro Bt não favorece o aumento da taxa de crescimento intrínseco de A. gossypii.
Ano de publicação: 2007
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Palavras-chave: Biossegurança, Espécie não-alvo, Praga, Toxina cry
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.