Zoneamento da região do Araripe para indicação de atividades florestais sustentáveis com base em dados orbitais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SA, I. B.; TAURA, T. A.; DRUMOND, M. A.; CUNHA, T. J. F.; OLIVEIRA, V. R. de; SÁ, I. I. S.

Resumo: A região do Araripe, representada pelos municípios de: Araripina, Bodocó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Trindade, totaliza uma área de 18.072 km² e concentra a maior reserva de gesso do Brasil. As atividades nessa região contribuem significativamente para o agravamento dos problemas ambientais, utilizando, quase que exclusivamente, a vegetação nativa nos fornos para desidratação de gesso. Este estudo teve como objetivo caracterizar ambientalmente os municípios da região do Araripe, quanto aos solos, cobertura vegetal e uso antrópico, visando à realização do mapeamento da cobertura vegetal remanescente. Para tanto, foram utilizadas geotecnologias baseadas em imagens de satélite do sensor ETM-Landsat 7, órbita 217, pontos 65/66 do ano de 2003, interpretação visual e automática das imagens digitais, técnicas de geoprocessamento e visitas de campo. Três arquiteturas florestais foram identificadas: Savana Estepe Arbórea, Savana Estepe Florestal, contatos entre Savana Estepe e Savana (Cerrado), bem como seu nível de antropismo. Este mapeamento subsidia o estabelecimento de um programa florestal para a região e aponta os ambientes para a implementação das seguintes práticas florestais: áreas para estabelecimento de planos de manejo florestal; áreas para florestamento/reflorestamento com espécies nativas e exóticas de rápido crescimento; e áreas para estabelecimento de projetos de recuperação de áreas degradadas. A análise realizada permite as seguintes conclusões: a área para prática de manejo florestal é de 332.360 hectares; a área para florestamento/reflorestamento é de 401.925 hectares; a área para recuperação é de 892.296 hectares e para Reserva Legal é de 361.442 hectares.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.