Ecologia da polinização de Mangifera indica L. em área irrigada na região de Petrolina-PE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MONTEIRO, S. P.; FEITOSA, E. de A.; LEMOS, I. B.; KIILL, L. H. P.; SIQUEIRA, K. M. M. de

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a morfologia e a biologia das flores de Mangifera indica. As observações de campo foram realizadas em área de cultivo convencional de M. indica, variedade Tommy Atkins, em propriedade privada, localizada no município de Petrolina-PE. Para a análise morfológica, foram selecionadas 60 inflorescências, onde foram avaliados o número de botões, a produção diária de flores e os tipos de flores quanto ao sexo. Registrou-se também, o horário de antese, a duração da flor, o volume do néctar e a viabilidade do pólen. As observações de visitação foram feitas em dias intercalados, no período de janeiro a julho de 2005, no horário das 8 às 18 horas. As inflorescências são do tipo panícula, podendo apresentar de 148 a 2.496 botões. A antese é assincrônica, sendo registrada em diferentes horários ao longo do dia, porém com maior freqüência nos horários 09 horas e 12 horas. Nesta ocasião, pequenas quantidades de néctar são secretadas por flor (média de 0,05 mL) e os grãos de pólen estão viáveis (99,78%). O tempo de vida da flor é de aproximadamente 72 horas, sendo que no primeiro dia a flor apresenta coloração creme, enquanto que no segundo e no terceiro, coloração rosada. Quanto ao tipo floral, verificou-se que as inflorescências apresentam flores masculinas e hermafroditas, sendo que as primeiras representam 70% do total. Ao longo da floração, as flores foram visitadas por moscas, abelhas, vespas e borboletas. Em conseqüência do comportamento e freqüência de visitas, Apis mellifera (35,32%), Belvosia bicineta (20,91%) e Palpada vinetorum (10,94%) foram consideradas polinizadores de M. indica.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.