Acúmulo e distribuição de nutrientes na parte aérea de Pseudosamanea guachapele Harm (Kunth) e Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden em condições de plantios puro e consorciado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A Pseudosamanea guachapele (guachapele), leguminosa arbórea fixadora de N 2 é uma alternativa para florestas plantadas mistas. Como são poucas as informações sobre a espécie (Mimosoideae) em plantios mistos com eucalipto em condições edafoclimáticas brasileiras, um experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a biomassa acumulada e a distribuição de nutrientes, nos diferentes componentes da parte aérea (folhas, galhos, casca e lenho) de árvores de guachapele e Eucalyptus grandis (eucalipto), com sete anos de idade. Após moídos os componentes foram analisados quanto aos teores de N, P, K, Ca e Mg. Embora o eucalipto tenha produzido mais biomassa de parte aérea, a leguminosa tendeu a acumular mais nutrientes. O eucalipto por sua vez acumulou mais nutrientes em condição de plantio consorciado que em plantio puro, evidenciando possível contribuição da leguminosa na intensificação da ciclagem de nutrientes do sistema misto.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.