Avaliação da aplicação de isolados de levedura para o controle de podridão pós-colheita causada por Alternaria alternata em uvas de mesa.
Avaliação da aplicação de isolados de levedura para o controle de podridão pós-colheita causada por Alternaria alternata em uvas de mesa.
Autoria: PEREIRA, C. A.; CASTRO, A. P. C.; GONÇALVES, J. S.; TAVARES, P. F. S.; PAZ, C. D. D.; GAVA, C. A. T.
Resumo: As podridões causadas por Alternaria alternata podem causar severas perdas pós-colheita e afetar a qualidade da uva produzida no Vale do São Francisco. O uso de defensivos é limitado pelas restrições impostas pelos mercados consumidores ao limite de resíduos de fungicidas nos alimentos. A aplicação de leveduras é uma das alternativas para a proteção de frutos contra doenças pós-colheita que tem sido bastante investigada. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência da aplicação pré-colheita de diferentes isolados de leveduras em uvas para controle de podridão pós-colheita causada por A. alternata. Foram aplicadas suspensões contendo 10-6 céls.mL-1 das leveduras L9, L60K, L7K e LF, isolados de frutos de uva e manga, mantidos na coleção de microrganismos Embrapa Semiárido com pulverizações realizadas aos quinze e dois dias pré- colheita. Os experimentos foram conduzidos em área comercial, cultivada com a var. Sugraone, durante o segundo semestre de 2012. O delineamento foi blocos ao acaso com 4 repetições, contendo 10 cachos por repetição em cada caixa. Registrou-se semanalmente a incidência (no de cachos) e a severidade (no de bagas por cacho), estimando-se a área abaixo da curva de progresso de doença e a eficiência relativa de controle, considerando a testemunha como referência. Na colheita os cachos passaram pelo mesmo processo realizado nos packing houses comerciais, sendo em seguida inoculados com aspersor, utilizando pulverizador com 0,5 Bar de pressão com A. alternata provenientes da coleção de fungos da Embrapa semiárido a 105 esporos.mL-1 . Os cachos permaneceram por 30 dias em câmara fria e em seguida exposto a temperatura ambiente, simulando períodos comuns de armazenamento e comercialização. No período de câmara fria, o controle apresentou incidência de (13,57%), a incidência da podridão de Alternaria na parcela tratada com L7K foi menor (7,14%), diferindo estatisticamente da testemunha e dos demais tratamentos. Após o período em que os frutos foram deixados sob temperatura ambiente o tratamento com o isolado LF obteve melhor resultado, apresentando menor incidência de podridão diferindo estatisticamente do isolado
Ano de publicação: 2013
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Semiárido
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.