Produção biossalina de mudas florestais nativas da Caatinga.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DANTAS, B. F.; SIGNOR, D.; SILVA, P. T. de S. e; DEON, M. D. I.

Resumo: A Caatinga é um ecossistema característico da região semiárida do Nordeste brasileiro; cobre cerca de 862.818 km2, o equivalente a 10,1% do território nacional e é caracterizada por um clima semiárido com vegetação xerófila. Esse ecossistema enfren- ta desafios significativos de degradação, agravados por condições climáticas adversas, características do solo e impactos humanos (Kiill, 2022). Entre 2010 e 2020, uma das piores secas do século de- vastou sua vegetação, exacerbando os desafios do estresse hídrico devido à elevada evapotranspira- ção (Araújo, 2021). Nesse ambiente, a água é um recurso natural crucial e a busca por fontes alternativas de água direcionou as pesquisas para o uso sustentável de águas marginais, como as residuais, as salobras e as salinas. A perfuração de poços na região semi- árida é uma solução para a escassez hídrica, mas a abundância de poços de água salobra ou salina impõe restrições para seu uso generalizado.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.