Produção leiteira e aspectos socioeconômicos no Agreste Pernambucano.
Produção leiteira e aspectos socioeconômicos no Agreste Pernambucano.
Autoria: OLIVEIRA, P. S. d'; HOTT, M. C.; ANDRADE, R. G.; MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de; ROCHA, W. S. D. da; OLIVEIRA, L. A. A. de; MARTINS, C. E.; PORFIRIO, R. T.
Resumo: O Agreste de Pernambuco tem uma economia diversificada, destacando-se o setor têxtil, alimentício, e a pecuária de corte e leite. O objetivo deste estudo é analisar aspectos socioeconômicos da mesorregião no contexto da produção de leite entre os anos de 2013 e 2023. A mesorregião Agreste Pernambucano produziu 72,17% da produção pernambucana, sendo a maior mesorregião produtora do Estado, e na última década, manteve participação na produção de leite do estado, oscilando entre 75% e 80% até 2017, quando apresentou uma estabilidade na participação estadual, e aumentou em mais de 100% a contribuição na produção nacional em 2023 na comparação com 2013. A produção se concentra na porção sul da região, onde se localizam municípios como Buíque, Águas Belas, Iati, Pedra, Itaíba e Bom Conselho, assim como nas porções centro-oeste, onde se localizam municípios como São Bento do Una e Pesqueira. Os municípios de Venturosa, Itaíba e Pesqueira mais que dobraram a produção de leite na última década, e os municípios de Águas Belas e Bom Conselho multiplicaram sua produção, sendo que Águas Belas partiu de 10,07 milhões em 2013, chegando em 58,4 milhões de litros de leite em 2023. Alguns municípios, tais como São Bento do Una e Tupanatinga, apresentaram um aumento em sua produção da ordem de 44% e 22%, respectivamente.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Municípios, Pernambuco, Produção Leiteira, Socioeconomia
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.