Impacto do uso de indutores de resistência sobre o potencial enológico de uvas tintas para processamento na Serra Gaúcha.
Impacto do uso de indutores de resistência sobre o potencial enológico de uvas tintas para processamento na Serra Gaúcha.
Autoria: CAVALCANTI, F. R.; PEREIRA, G. E.; OLIVEIRA, J. B. DE
Resumo: Avaliou-se o impacto de ácido benzo-(1-2-3)-tiadiazole-7-carbotióico (0,4 g L?¹) e peróxido de hidrogênio (2 mM) em uvas ‘Pinot Noir’ (A) e ‘Merlot’ (B e C) na Serra Gaúcha. Houve aumento de trans-resveratrol (‘Pinot Noir’ e 'Merlot'), antocianinas e flavonoides (‘Merlot’) nos experimentos A e B. Compostos como miricetina e quercetina também foram responsivos. No experimento C, a sobre-exposição causou estresse oxidativo. Ainda assim, ambos os elicitores elevaram polifenóis, exceto caempferol, rutina e cianidina-3-glicosídeo. Por este trabalho, abre-se a possibilidade de utilizar indutores de resistência vegetal (IR) como ativadores pontuais de metabolismos importantes na composição molecular da uva, bem como aditivos de cacho para o processamento de bebidas e alimentos.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Folhetos
Unidade: Embrapa Uva e Vinho
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.