Questões de gênero na extensão rural brasileira: revisão bibliométrica sob a perspectiva dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MONTE, C. G. I. do; SOUSA, D. N. de; FERREIRA, P. R.

Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmica e científica sobre os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e sua contribuição para a promoção da igualdade de gênero, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A metodologia consistiu em uma revisão bibliométrica de trabalhos que abordam a extensão rural e sua relação com questões de gênero. Os resultados indicam que, embora algumas pesquisas tratem da participação das mulheres no meio rural e no acesso a políticas públicas, as análises sobre desigualdades de gênero ainda são insuficientes, especialmente ao considerar variáveis como raça e região. Conclui-se que, ao integrar a perspectiva de gênero nas estratégias de ATER, é possível enfrentar as desigualdades e promover um desenvolvimento rural mais inclusivo, alinhado às metas globais do ODS 5, fortalecendo políticas públicas que empoderam mulheres no contexto rural.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.