Fontes nitrogenadas e aditivos de eficiência aumentada para mitigar óxido nitroso em cultivo de milho.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DUCHEIKO, H. A. S.; FREITAS, L. C. N. de; ZANATTA, J. A.; BAYER, C.; DIECKOW, J.

Resumo: Fertilizantes nitrogenados na agricultura podem contribuir para a emissão de óxido nitroso (N?O), demandando estratégias específicas de mitigação. Este estudo avaliou a capacidade da fonte nitrato de amônio em relação à ureia e dos aditivos de eficiência aumentada NBPT e alginato de sódio adicionados à ureia em mitigar as emissões de N2O do solo durante duas safras de milho em Pinhais. Amostras de ar foram coletadas pelo método da câmara estática e analisadas por cromatografia gasosa para determinar os fluxos e a emissão acumulada de N2O. Os fluxos foram maiores nos primeiros 3 dias após a aplicação do N, atingindo picos de até ~850 ?g m?² h?¹ no nitrato de amônio e ureia comum. As fontes com aditivos apresentaram picos menores (~600 ?g m?² h?¹), e as emissões acumuladas foram iguais ou maiores na ureia comum (~1 kg N-N?O ha), enquanto as demais fontes apresentaram uma redução de até 57%.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.