Época de aplicação de maxcel e sevin para raleio químico em macieira fuji kiku-8.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARMINATTI, J. F.; SANDER, G. F.; LUZ, A. R.; RUFATO, A. de R.; RUFATO, L.

Resumo: O raleio de frutos é uma técnica que possibilita aumentar os índices de produtividade e reduzir problemas relacionados à alternância de produção. Outros efeitos oriundos do raleio são o aumento do retorno da floração no ciclo subsequente, o crescimento e a manutenção da estrutura da planta, evitando o rompimento de galhos, facilitando o manejo de poda, pulverizações e colheita (BYERS, 2003). A macieira possui elevado índice de floração e frutificação o que pode ter como consequência a alternância de produção na cultura. As sementes produzidas pelos frutos produzem grandes quantidades de Giberelinas, hormônio que impede a indução floral da próxima safra causando alternância de produção. O raleio diminui o número de sementes reduzindo as Giberelinas evitando a alternância de produção (FAUST, 1989). O raleio químico na cultura da macieira tem-se apresentado de forma eficiente, pois possibilita a prática de raleio em um curto período de tempo, com redução de mão de obra e custos em comparação ao raleio manual (DENNIS, 2002; GREENE, 2002).

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Maçã, Raleio

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.