Crescimento de videiras jovens em solo com alto teor de cobre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRUNETTO, G.; AMBROSINI, V. G.; VOGES, J. G.; MELO, G. W. B. de; SOARES5, C. R. F. S.

Resumo: As frequentes aplicações de fungicidas cúpricos ao longo dos anos promove o acúmulo de 7 cobre (Cu) em solos de vinhedos (BRUNETTO et al, 2013). Depois da erradicação dos vinhedos 8 antigos o solo é revolvido e, quando necessário, submetido à aplicação de corretivo da acidez do 9 solo e de fertilizantes, e novas videiras jovens são transplantadas. No entanto, ao longo do 10 crescimento, as plantas jovens de videiras podem apresentar sintomatologia de toxidez de Cu. Mas, 11 os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) podem desempenhar proteção através de mecanismos 12 de retenção do Cu no micélio fúngico ou ainda pela melhoria do estado nutricional de P, que pode 13 formar compostos com metais pouco móveis dentro da planta (SOARES; SIQUEIRA, 2008). O 14 trabalho objetivou avaliar a colonização micorrízica e o crescimento de videiras jovens inoculadas 15 com isolados de FMA em solo com alto teor de Cu.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.