Qualidade biológica do solo após aplicação de pó de balão e cultivo com Eucaliptus urograndis: I- Atividade da enzima arginase.
Qualidade biológica do solo após aplicação de pó de balão e cultivo com Eucaliptus urograndis: I- Atividade da enzima arginase.
Autoria: PEREIRA, M. P. R.; MOREIRA, J. A. A.; BARBOSA, E. R.; SAMPAIO, G. F.; SANTOS, G. A. dos; FERREIRA, C. C.; SILVA, P. G.; MARRIEL, I. E.
Resumo: De maneira global, a destinação adequada de resíduos gerados em processos industriais torna-se cada vez mais necessária em função de custos e, principalmente, da questão ambiental. Dentre os subprodutos da siderurgia não integrada a carvão vegetal, inclui-se o pó de balão ou “charcok,” que consiste de material particulado fino carreado do alto-forno e, que, ainda não possui uso rentável oportuno, sendo parte utilizada na indústria cimenteira e parte na formulação de massa argilosa na fabricação de cerâmica vermelha. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do resíduo pó de balão sobre a qualidade biológica do solo adubado e cultivado com eucalipto, medido atravées da atividade da enzima arginase.
Ano de publicação: 2011
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Milho e Sorgo
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.