Ontogênese da embriogênese somática do dendezeiro (Elaeis guineensis JACQ.) a partir de embriões zigóticos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, R. de C.; LUIS, Z. G.; PEREIRA, J. E. S.

Resumo: A utilização das observações histológicas nas diferentes etapas da embriogênese somática tem ajudado a melhorar a eficiência dos protocolos de propagação clonal, permitindo a identificação de alterações associadas com a posição e a atividade das células com competência embriogênica, assim como todo o desenvolvimento ontogênico. Esse trabalho teve como objetivo descrever os eventos ontogênicos e histoquímicos que envolvem o processo de embriogênese somática de dendezeiro (Elaeis guineensis Jacq.). Embriões zigóticos foram inoculados em meio de MS alterado, suplementado com Picloram. Aos 14 dias em meio de indução foram observadas as primeiras divisões nas células procâmbiais e perivasculares. Essa região progrediu para a formação de massas meristemáticas, após 21 dias, indicando sua origem procambial e perivascular. Calos primários surgiram após 45 dias de cultura, seguido da progressão para calos embriogênicos aos 90 dias. A formação de proembriões, a partir das células meristemáticas, ocorreu após 135 de cultivo. Os proembriões apresentavam-se isolados do tecido de origem, pelo leve espessamento da parede celular, indicando sua origem unicelular. Quando transferidos para fase de maturação, nos meios de cultura MTD -1 (0,6 ?M de ANA e 12,3 ?M 2-iP) e MTD-2 (40 ?M de Picloran), observou-se a regeneração de embriões somáticos em diferentes estágios de desenvolvimento (globular-torpedo). Os embriões diferenciados apresentaram protoderme, cordões de procâmbio e plúmula. Em seguida foram transferidos para o meio de cultura isento de reguladores de crescimento (fase de regeneração de plantas), no qual foi observada a conversão dos embriões somáticos em plantas. O acúmulo de amido durante o processo de embriogênese somática concentrou-se próximos aos centros de intensa divisão celular, e no córtex dos calos primários e embriogênicos. No entanto, nos diferentes estágios de embriões somáticos não foi observado o acúmulo de amido. Estes resultados permitem uma maior compreensão do processo da embriogênese somática em E. guineensis possibilitando, assim, que novos estudos sejam realizados visando um aumento na eficiência na produção de embriões somáticos e formação de plantas.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Dendê

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.