Desenvolvimento de biolarvicidas a base de Bacillus thuringiensis para controle de pragas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PONTES, R. G. M. S. de

Resumo: Os insetos e nematóides são responsáveis por perdas agrícolas e transmissão de doenças. Para combatê-los, produtos químicos têm sido maciçamente utilizados. Esses, além de poluírem o meio ambiente podem propiciar o desenvolvimento de populações de resistentes. A utilização de bioinseticidas a base da bactéria Bacillus thuringiensis é uma alternativa viável, pois esta bactéria pode sintetizar diferentes toxinas ativas a muitas pragas. Seu emprego ainda é restrito, pois todo produto de qualidade existente no Brasil é importado e adquirido a preços tão elevados que muitas vezes inviabilizam sua aquisição. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta com uma coleção de 2.300 estirpes de Bacillus thuringiensis, de onde foram selecionadas estirpes altamente tóxicas aos insetos da ordem Díptera, Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti, Lepidoptera, Plutella xylostella, Anticarsia gemmatalis e Spodoptera frugiperda e Coleoptera, Anthonomus grandis. Algumas dessas estirpes estão sendo utilizadas como base para a formatação de produtos biológicos, sendo que atualmente encontram-se disponíveis no mercado os produtos Sphaerus SC e Bt-horus SC, tóxicos a larvas de Dípteros, brevemente será lançado o produto “Ponto Final”, tóxico a larvas de Lepidópteros e estão em desenvolvimento produtos para o controle do Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae) (cascudinho da cama de frango) e Haemonchus contortus (Nematoda: Trichostrongyloidea) (verme de ovinos).

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Bacillus Thuringiensis

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.