Avanço na avaliação de clones superiores de caçari em área de transição savana/floresta em Roraima.
Avanço na avaliação de clones superiores de caçari em área de transição savana/floresta em Roraima.
Autoria: RIBAS, A. S.; CHAGAS, E. A.; QUEIROZ, E. S.; SILVA, D.; NASCIMENTO, V. B.; LOZANO, R. B.; MOURA, E. A.
Resumo: O Caçari (Myrciaria dubia) é uma fruta silvestre, presente em toda a bacia Amazônica, de interesse comercial, principalmente por suas elevadas concentrações de ácido ascórbico (Chagas et al, 2015; Castro et al., 2017). Devido as grandes potencialidades, faz-se necessário material genético que proporcione estabilidade e adaptabilidade na características produtivas e físico-químicas durante a produção (Imán et al., 2022; Pinedo et al., 2022). Uma vez que, os frutos ainda são coletados de forma extrativista. Neste sentido, buscando avançar no melhoramento e domesticação do caçari, o presente estudo teve o objetivo de avaliar o desenvolvimento vegetativo e a produção e características físicas de genótipos superiores de caçari em áreas de transição savana/floresta em Roraima.
Ano de publicação: 2024
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Roraima
Palavras-chave: Amazonia, Camu-camu, Cultivo in vitro, Frutífera nativa
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.