Avaliação de bioextratos de Trichoderma spp. da Amazônia para o controle in vitro da mela na soja.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, Y. E. B.; SOUSA, N. L. M.; SOUSA, J. F.; VILENA, J. de O.; SCHURT, D. A.

Resumo: ários são os fatores que podem diminuir o potencial produtivo da cultura da soja, dentre eles está a doença conhecida como mela. Uma doença, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, que pode ocorrer em qualquer estágio da cultura apresentando sintomas nas folhas, haste e vagens das plantas, onde são observadas manchas de formato irregular, escuras e delimitadas por uma borda avermelhada com o tecido com aspecto de queimado (Alves et al., 2019). O controle químico não é completamente eficaz e, ainda, não se encontram variedades de soja resistentes a essa doença. Nesse contexto, muitos fungos do gênero Trichoderma vêm se destacando com grande importância econômica para agricultura como agente de biocontrole de doenças de plantas, além de promover crescimento vegetal(Thonar et al., 2017). Diante do exposto, objetivou- se com esse trabalho avaliar o potencial in vitro de bioextratos do fungo Trichoderma spp. para o controle da R. solani.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Roraima

Palavras-chave: Rhizoctonia Solani

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.