Produção de sementes de tomate.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, P. C. T. de; NASCIMENTO, W. M.; FREITAS, R. A. de

Resumo: Este documento detalha o processo de produção de sementes de tomate (Solanum lycopersicum L.), abordando desde suas características botânicas, como hábitos de crescimento indeterminado e determinado, e a estrutura floral que favorece a autofecundação, até as exigências climáticas e edáficas para o cultivo. São descritas as etapas para o estabelecimento do campo, incluindo a produção de mudas, escolha da área com isolamento para evitar contaminação, calagem e adubação, e tratos culturais como o "roguing" para manutenção da pureza varietal. O texto diferencia a produção de sementes de cultivares de polinização aberta da produção de híbridos, que envolve emasculação e polinização manual, detalhando a coleta e manejo do pólen. Finalmente, são explicados os processos de colheita dos frutos maduros, extração das sementes com remoção da mucilagem por fermentação natural ou química, secagem, beneficiamento para remoção da pilosidade e tratamentos como termoterapia e peletização para melhorar a qualidade e o desempenho das sementes.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.