Variabilidade genética em acesso de batata-doce no Brasil com base em marcadores microssatélites.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FABRI, E. G.; VEASEY, E. A.; SILVA, J. B. C. da; SIQUEIRA, M. V. B. M.; BORGES, A.; MELO, P. C. T. de

Resumo: Este trabalho investiga a variabilidade genética da batata-doce (Ipomoea batatas L.) no Brasil, utilizando marcadores microssatélites. O objetivo é caracterizar geneticamente 111 acessos do banco da Embrapa Hortaliças. A metodologia inclui extração e quantificação de DNA, uso de primers polimórficos e análise de agrupamento baseada no coeficiente de Jaccard. Os resultados revelam elevada diversidade genética entre os acessos, com materiais geneticamente próximos, independentemente da origem geográfica. A análise molecular indica que a maior variabilidade está distribuída dentro das regiões geográficas, reforçando a riqueza genética da batata-doce no país.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.