Obtenção de mapa parcial de ligação gênica em coffea arábica utilizando marcadores microssatélites.
Obtenção de mapa parcial de ligação gênica em coffea arábica utilizando marcadores microssatélites.
Resumo: Um mapa parcial de ligação para Coffea arabica foi construído com marcadores SSR. Estes marcadores apresentam vantagens sobre outros por serem altamente polimórficos, co-dominantes e, por serem loco-específicos, permitem a integração futura de mapas parciais. Um total de 282 primers SSR foi analisado nos progenitores da população de mapeamento. Destes, 25 (8,87%) apresentaram polimorfismo e foram utilizados para amplificar o DNA das plantas da população F2. Cinco marcas não se ligaram, enquanto os 20 se posicionaram em cinco grupos de ligação, cobrindo uma distância de 330,93cM. Apesar de todos os marcadores SSR disponíveis atualmente para o cafeeiro terem sido analisados, o mapa parcial obtido ainda se encontra pouco saturado. Para a construção de um mapa de ligação com ampla cobertura do genoma, marcadores AFLP serão incorporados ao mapa e este será integrado a outros. Os marcadores SSR mapeados são essenciais para a integração dos mapas.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Café
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.